sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O problema (e a solução) do crack.


Se você conhece o centro de São Paulo, provavelmente já passou por uma rua suja, onde centenas de moradores de ruas se aglomeram, e ali, seja ao meio dia ou a meia noite, fumam cachimbos contendo crack sem ligar para o policiamento ou a destruição que a droga pode causar na vida de cada um.

Mas o que essa rua tem a ver com Minas Gerais, e com a eleição de 3 de Outubro? Tudo a ver. Minas Gerais caminha à passos largos para essa tragédia social. Não precisa ir à São Paulo, basta umas voltas nos arredores da Avenida Antônio Carlos e você presenciará a Cracolândia, apelido homônimo da de São Paulo, onde a mesma situação acontece.

O crack invadiu Minas Gerais nos anos 2000, é uma tragédia nacional e com concentração nas grandes cidades como Belo Horizonte e no triângulo mineiro
.
No Centro Mineiro de Toxicomania, unidade de atendimento ambulatorial mantida pelo governo estadual, há dez anos os dependentes de crack representavam 5% do total de atendimentos. Dados de 2008 indicam que eles já respondem por 25% da demanda, superando os dependentes de cocaína e maconha.

Segundo estudos da PUC o crack já está consolidado na região metropolitana, está chegando ao interior, e provavelmente, se nenhuma política pública for feita, chegará a cidades com menos de 50 mil habitantes.

Hélio Costa, ao contrário dos outros candidatos tem uma visão pública para a questão. Hélio quer bloquear a entrada da droga em Minas, com vigilância nas fronteiras e, principalmente, evitar a chegada do crack em Belo Horizonte onde a situação está pior. O candidato afirma também que quer recuperar os territórios dominados pelo crack, como a Cracolândia, com policiamento e políticas de urbanização. A urbanização vai além, sendo feita também nas vilas e favelas, como um modo de melhorar a vida das pessoas e prevenir o começo do uso da substância.

Hélio quer a polícia treinada para combater o crack, uma polícia especializada no assunto, uma força tarefa contra o crack.

Mas o candidato, ao contrário da maioria, sabe que a questão vai muito além de policiar e combater, e que é um problema social. Ele promete assistência médica e psicológica para os doentes, que é a verdadeira maneira de tratar os viciados no crack. Além disso, mais do que importante é uma política preventiva e é por isso que Hélio Costa vai implantar uma política educativa em escolas e universidades alertando os mais jovens sobre o crack.

Para ver o tamanho do problema chamado CRACK que toma conta das grandes cidades, o Minas Mais recomenda os vídeos abaixo, reportagens do programa “Profissão Repórter” da TV Globo que trataram muito bem o assunto:

PROGRAMA 1 - http://www.youtube.com/watch?v=WRmVSilpu90
PROGRAMA 2- http://www.youtube.com/user/guialink#g/c/DCEF0AC55B3621ED
PROGRAMA 3 - http://www.youtube.com/user/guialink#grid/user/53BD206230F44EED

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br