segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Corações que pulsam por Minas Gerais

Dizem que o órgão do corpo humano que reflete os nossos sentimentos é o coração. Andando pelo interior de Minas Gerais, a gente descobre então que este é um estado privilegiado: é que cada município correponde a um coração que pulsa, que manifesta os sentimentos de um povo historicamente heróico, que declama seus felicidades, seus anseios, suas esperanças, suas convicções.

Rumamos para Lavras este fim de semana, para uma visita a amigos que lá estudam. Um pequeno atraso nos fez perder o último ônibus de sexta-feira, mas a solidariedade do povo mineiro ergueu-se na minha frente na forma de uma carona oferecida pelo sr. Ferreira, um sujeito de uns 40 anos, que traz no sangue a força de vontade do brasileiro em ajudar a construir um país mais justo. Ex-motorista de ônibus, ex-imigrante em Portugal, hoje presta trabalhos à Prefeitura de BH com seu caminhão.

Na iminência de uma eleição decisiva para a história de Brasil e de Minas Gerais, o assunto logo surge. Ferreira confessa: "Nunca tinha votado no Lula até 2006. Acho que o Brasil não confiava muito nele quando foi eleito pela primeira vez. Mas logo no primeiro mandato, ele já surpreendeu todo mundo. O Brasil está melhor e mais respeitado. Hoje prefiro votar em quem ele indica". Com a experiência de alguém que já viveu e viu muita coisa, ele diz que os programas sociais realmente melhoraram a vida da população e acha que Minas Gerais deve seguir o mesmo rumo. Chegada ao destino, despedimo-nos e ele deixa seu contato para quando quisermos novamente sua companhia pelo interior mineiro: (31) 8849-3986.

Lavras nos recebeu já à noite e com a agitação de uma cidade universitária em expansão. A Universidade Federal de Lavras (UFLA), graças ao investimento do Governo Federal, cria novos cursos a cada ano. Só este semestre, tiveram início as graduações em Direito (60 vagas), Administração Pública (50 vagas), Letras (50 vagas) e Filosofia (50 vagas).

A caminho do ponto de encontro daquela noite de sexta-feira, o Circuito Alternativo, cruzamos alguns jovens em campanha pelo candidato tucano ao Governo de Minas Gerais. Uma estudante de Administração Pública que se apresentou apenas como Larissa disse que o dinheiro é bom, que dá pra ganhar mais de R$1mil por mês. "Eles valorizam o universitário, consideram um cabo eleitoral mais qualificado. E sem contar que a maioria dos universitários não é de Lavras, então acho que é uma forma de expandir a campanha. Porque durante a semana estamos aqui e nos fins de semana vamos para nossas cidades e também estamos trabalhando".

Na mesma Lavras, a Escola Estadual Cristiano de Souza, onde os professores aderiram quase unanimimente à greve no primeiro semestre desse ano, apresenta uma situação preocupante. Parte do corpo docente, como o professor Paulo Ricardo, recebe contra-cheques no valor de R$850.

Aí fica a pergunta: que governador é esse que paga mais para um estudante fazer campanha eleitoral do que para um professor dar aula??

A situação é a mesma em Belo Horizonte, como foi noticiado pelo jornal Estado de Minas (clique na imagem para ampliar):

Felizmente, esta é uma realidade que está para acabar. No retorno de Lavras, no domingo, dessa vez no carro de um amigo que lá nos encontrou, decidimos visitar algumas cidades: Três Pontas, Nepomuceno, Tiradentes e Barbacena. O visual de campanha de Hélio Costa dita o sentimento dos diversos corações mineiros. Adesivos em veículos, bandeiras e faixas em janelas de casa, lá estão Hélio Costa, Patrus Ananias e Lula olhando em cada esquina para os que passam. Estampando no peito o adesivo redondo da campanha, nós recebíamos corriqueiras manifestações de apoio dos que passavam. "Peça ao Hélio para olhar mais para o povo, para nossas escolas, nossos hospitais... Assim como nosso presidente faz", diz um cidadão de Nepomuceno para quem pedimos informação de um bom lugar para almoçar.

E assim, nos motivamos ainda mais em derrotar a velha oligarquia mineira representada por Anastasia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br