domingo, 12 de setembro de 2010

Estudo afirma: Brasil cresce economicamente, enquanto Minas decresce

Quem afirma não sou eu, não é você. Quem diz também, não é o Hélio Costa, não é o Patrus ou algum partido. Os dados são completamente isentos.

O estudo que mostra que enquanto o Brasil cresce e continuará crescendo economicamente, e que Minas toma o caminho é inverso, é realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG. Os professores Edson Domingues, Marco Flavio da Cunha Resende e os doutorandos Aline Souza Magalhães e Admir Antonio Betarelli Junior do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), demonstram, em artigo publicado no “Boletim UFMG”, periódico oficial da Universidade, o tamanho da diferença na situação econômica nacional e estadual.

Com o título de “O país muda, Minas, não” os economistas projetam o cenário econômico nacional e estadual até 2025.  No cenário nacional é previsto, já a partir de 2012, o crescimento sustentado do PIB à uma texa de 4,5%. O que mais impressiona no cenário da economia brasileira é o aumento considerável do consumo interno que chegará a fazer parte de 60% de toda a renda nacional.

E agora o outro lado da moeda. Minas Gerais, controlada há 8 anos pelo PSDB, dá dois passos para trás, sem nenhum para frente. Reduz a participação no PIB nacional de 9,1% para 8,5% e cresce a desigualdade entre as regiões do Estado que já é gritante. Observa-se no estudo que o ganho da microrregião de Belo Horizonte no PIB estadual que foi de 55%, em 2007 será de 57,4%, em 2025, enquanto no Vale do Jequitinhonha cai do ínfimo 0,8% para o irrisível 0,7%, no mesmo período. Ao que parece, só Hélio e Patrus ligam para esses dados.

Os dados servem, principalmente, para percebermos a situação de Minas Gerais. Hélio Costa e Patrus Ananias são os mais indicados para o planejamento de políticas públicas e de desenvolvimento regional para o Estado. Minas tem que avançar, não só no discurso.

Para ler o artigo completo acesse http://www.ufmg.br/boletim/bol1705/6.shtml

Texto retirado do site da Juventude por Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br