quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Candidatos prometem novas estruturas de governo!

Prioridade! Esta é uma palavra que ronda a política. Seja qual for o cargo público, nunca há dinheiro e nem tempo suficiente para se fazer tudo. Por isso, é sempre preciso elencar o que é mais importante, o que é mais urgente.

Hélio Costa e Patrus Ananias parecem ser dos poucos políticos hoje que dizem claramente qual é a sua prioridade: o social. Enquanto candidatos dizem que vão fazer de tudo e ficam somente jogando dezenas de índices e números na cabeça dos candidatos, essa dupla decidiu discutir a Política, assim mesmo, com P maiúsculo.

Construir x hospitais, investir y em geração de emprego, garantir z para a educação são expressões que todo político anuncia. É óbvio que estas metas tem realmente que estar no plano de governo, como um guia, mas também devem estar balizadas por um norte, por um caminho a ser seguido.

Esse caminho, muitas vezes, só fica claro quando vemos as as políticas e as estruturas que cada governo propõe. O candidato a presidência José Serra, a quem Anastasia dá o apoio, só prometeu uma estrutura nova de governo até este momento: o Ministério da Segurança Pública. Sua escolha demonstra uma prioridade pela repressão.

É óbvio que os governos devem combater o crime. Mas criar novas estruturas para atuar na repressão talvez não seja o melhor caminho e demonstra que a prioridade do PSDB definitivamente não é a recuperação social do indivíduo, a criação de oportunidades que faça com que menos pessoas ingressem no mundo do crime.

Os candidatos do PSDB tem essa mania de não explicitarem suas prioridades e, por isso, precisamos extraí-las das entrelinhas. Hélio Costa e Patrus Ananias, por sua vez, deixam claro suas prioridades e apenas as reforçam na apresentação de suas políticas. No que diz respeito às novas estruturas de governo, já prometeram recriar a Secretaria de Juventude, criar a Secretaria para a Igualdade Racial e agora a Secretaria de Cidades.

As duas primeiras evidenciam a divergência com Serra. Aos jovens e à população discriminada racialmente é preciso dar mais oportunidades e não mais repressão. A terceira, a Secretaria de Cidades, noticiada hoje no Estado de Minas, visa exatamente acompanhar a construção e a estruturação de hospitais, escolas, transporte, tudo isso que os municípios precisam para criar condições de melhoria social aos indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br