segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Diferente de Anastasia, Hélio defende políticas voltadas ao social

O jornal O Tempo traz hoje uma matéria explicitando as principais diferenças entre as plataformas políticas defendidas pelos candidatos ao governo de Minas, Hélio + Patrus (PMDB - PT) e Antonio Anastasia (PSDB). Entre as propostas, é possível identificar claras evidências de que Hélio, quando eleito, irá direcionar suas ações visando favorecer as camadas mais pobres da população mineira.

Buscando diminuir as desigualdades sociais presentes no Estado, o candidato do PMDB pretende criar em Minas um braço do projeto Bolsa Família, desenvolvido pelo Governo Lula e que hoje atende mais de 12 milhões de famílias em todo o Brasil. "Minas tem que participar mais do processo de atendimento às pessoas carentes que não têm privilégios. O programa federal é muito bem feito, está praticamente em todas as regiões do Estado. Mesmo assim, Minas tem que ter uma participação mais efetiva, com ampliação desse benefício para milhares de famílias", ressalta Hélio Costa. Do outro lado, Anastasia afirma que o Estado não possui recursos para ampliar as políticas de assistência social: “Nós não temos condições de universalizar os nossos programas porque nós não temos lastros financeiros suficientes do tesouro para esse tipo de procedimento”.

Outra discussão importante em que os dois candidatos dividem opiniões diz respeito à redução da alíquotas do ICMS do álcool. Trata-se do imposto aplicado sobre este combustível, responsável pelo aumento ou diminuição dos preços do etanol nos postos de abastecimento. Em 2003, São Paulo reduziu o ICMS cobrado de 25% para 12%. Em Goiás, a taxa é de 15%. Minas Gerais é um dos poucos Estados brasileiros que possui a alíquota de 22%, sofrendo, assim, pelos altos valores de combustível. Hélio Costa defende a redução do imposto de 22% para 12%: "Acho que podemos atender a essa reivindicação, de reduzir o ICMS a 12%, como é em São Paulo. Tem que haver uma maneira de acertarmos essas disparidades", afirma. Já o candidato Anastasia diz que sem o ICMS o Estado para, reafirmando uma postura conservadora de manutenção das taxas.

Assista ao vídeo com as propostas de Hélio e Patrus para a diminuição dos Impostos em Minas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br