segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Bolsa-família tem impactos na educação!

Tem gente que diz que bolsa-família é esmola. Que o povo se vicia no recebimento de dinheiro e fica passivo. Seria, portanto, uma política que não altera a condição social e cultural da população. Eu sempre compreendi o bolsa-família como um eficiente programa de distribuição de renda, que possibilita incluir um segmento na sociedade, dando a ele condições de estudar, de tratar da saúde, de consumir, de constituir uma vida mais digna e, a partir de então, se posicionar de forma mais decisiva na sociedade buscando superar uma situação de pobreza extrema e se tornando finalmente cidadão ativo.

Eu andei pesquisando e achei uma informação interessantíssima: o impacto do bolsa-família na educação. Uma avaliação do Ministério da Educação realizada a partir do cruzamento de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2008 apontou que, com um menor grau de abandono dos estudos, os alunos do bolsa-família tiveram desempenho na educação semelhante à média dos estudantes matriculados nas classes de ensino fundamental das escolas públicas do país. Já no ensino médio, os beneficiários do programa registraram índices de aprovação maiores que a média.

Atualmente, são 16,8 milhões de alunos de 6 a 17 anos registrados entre os beneficiários. 80,5% dos beneficiários matriculados no ensino fundamental passaram de ano, enquanto o grupo formado por todos os alunos registrou índice de aprovação ligeiramente maior: 82,3%. Foi no ensino médio que o MEC encontrou uma diferença maior no rendimento, favorável aos beneficiários: 81,1% de aprovação dos alunos com a bolsa contra 72,6% do índice geral.

Mais uma vez, a MENTIRA dos detratores do bolsa-família, como muitos dos que dão sustentação à candidatura de Anastasia, é desmascarada com dados concretos. Programa social também tem impacto na educação e consequentemente na vida social. Qual é o programa social que Anastasia apresentou em Minas Gerais??? Essa é a diferença em relação à Hélio Costa e Patrus Ananias, defensores de um estado com programas sociais próprios!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br