quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Compromisso com a saúde

Passar a encarar a saúde como investimento também é compromisso de Hélio Costa. No interior do estado, o candidato tem visto o sucesso da Estratégia Saúde da Família, alavancada pelo Governo Lula, que garante atenção básica e o tratamento de muitos problemas de mais fácil solução, impedindo que eles se agravem.

No entanto, apesar do primeiro atendimento nos postos de saúde estar sendo uma realidade mais concreta do que anos atrás, muitos hospitais municipais e regionais ainda carecem de mais investimento. Tendo o Estado como parceiro dos municípios, essa situação pode ser resolvida mais facilmente. Hélio Costa já firmou compromisso com diversas cidades como Guanhães e Janaúba que sofrem da falta de recursos para a manutenção de seus hospitais.

Se não tiver verba fixa para a saúde, não adiante construir hospital, pois ele precisa se manter. É por isso que saúde precisa ser encarada como investimento e não como gasto. A saúde precisa de garantias do Governo. Não pode ficar refém de decisões abruptas, como aconteceu no ano passado, quando houve um corte de 18% no orçamento da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Além disso, a Constituição de Minas Gerais determina que 12% do orçamento seja investido na saúde. Atualmente, apenas 7%, tem sido investido e os outros 5% vão para o saneamento, o Igam, a Copasa, entre outros, sob alegação de que esta atitude também constitui um investimento em saúde, embora indiretamente. Hélio Costa já garantiu que seu governo não fará manobras e investirá os 12% diretamente na saúde.

Hospital Regional de Janaúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br